TENDÊNCIAS/TEORIAS DA EDUCAÇÃO/AVALIAÇÃO/INTERDISCIPLINARIDADE

Oi Graça,

Estou fazendo um tema difícil, pois reúne educação, Economia e Democraica e realmente tenho dificuldade, pois o Mestrado é em economia e não consigo alguém para me orientar na área de educação. Claro que me lembrei de você, pois conheço seu trabalho e seu conhecimento...Enfim é isso...

S. L
Professora

MBA/FGVFundação Getulio Vargas
Mestrado/Economia
**********************************************************************************




DICAS SOLICITADAS


Coleção Lourenço Filho
http://www.inep.gov.br/download/cibec/2002/colecao_lourenco_filho/Miolo_Tendencias%20da%20Educ%20Brasileira_Louren%C3%A7o6.pdf


INEP
http://www.publicacoes.inep.gov.br/detalhes.asp?pub=3007

http://www.inep.gov.br/pesquisa/thesaurus/thesaurus.asp?te1=122175&te2=38803&te3=99776

O Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR)
http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/apresentacao.html


Centro de Referência Educacional
http://www.centrorefeducacional.com.br/aniescnova.htm
http://www.centrorefeducacional.com.br/educge.html

Os desafios da educação no Brasil
http://www.schwartzman.org.br/simon/challenges/simon.pdf

http://www.educacional.com.br/catalogo/catalogo_lista.asp?id=940&pg=1
http://www.educacional.com.br/catalogo/catalogo_lista.asp?id=940&pg=1%20-%2098k%20-


História da Educação no Brasil
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb3.html



História da educação no Brasil
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_ensino_brasileiro



Cronologia da educação no Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_educa%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil


Revista Espaço Acadêmico
http://www.espacoacademico.com.br/029/29cgennari.htm

http://www.espacoacademico.com.br/012/12col_cesar.htm


Sociedade Brasileira de História da Educação é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo congregar profissionais brasileiros que realizam atividades de pesquisa e ou docência em História da Educação e estimular estudos interdisciplinares, promovendo intercâmbios com congêneres nacionais e internacionais e especialistas de áreas afins.
http://www.sbhe.org.br/

Clube do professor
Teorias Educacionais
http://www.clubedoprofessor.com.br/recursos/teorias/index.html


Métodos e Teorias Pedagógicas
http://www.eduquenet.net/teoriasped.htm


Introdução as Teorias de Aprendizagem
http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalhos/RenatoMaterial/teorias.htm


Interdisciplinaridade
Ivani Fazenda
Centro de Referência Mário Covas
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/itd_l.php?t=001

Planeta Educação
http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=589

http://www.unb.br/ppgec/dissertacoes/proposicoes/proposicao_jairocarlos.pdf

Avaliação
http://www.centrorefeducacional.com.br/avapque.htm
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/int_a.php?t=019
http://www.inep.gov.br/pesquisa/bbe-online/det.asp?cod=55655&type=P

Instituto de Desenvolvimento, Investigação e Avaliação Educacional
http://www.ideiasm.com.br/telas/metodologia.asp

Jussara Hoffman
http://www.jussarahoffmann.com.br/site/obras.asp?m=2
MEC
http://portal.mec.gov.br/
MEC
Secretaria de Educação Básica
http://portal.mec.gov.br/seb/

Estudos em Avaliação Educacional
http://www.cl.df.gov.br/portal/biblioteca/novas-aquisicoes-1/maio-de-2007/estudos-em-avaliacao-educacional-36

Grandes Mestres em Educação
http://www.centrorefeducacional.com.br/mestres.html

Anton MAKARENKO
O mestre ucraniano Anton Makarenko concebeu um modelo de escola baseado na vida em grupo, na autogestão, no trabalho e na disciplina que contribuiu para a recuperação de jovens infratores.
http://novaescola.abril.uol.com.br/index.htm?ed/162_mai03/html/pensadores

Novos Pensadores da Educação
http://www.netescola.pr.gov.br/netescola/escola/087045005/novos_pensadores_da_educa%C3%A7%C3%A3o.htm


Edgar Morin
Philippe Perrenoud
César Coll
Fernando Hernández
António Nóvoa
Bernardo Toro




Resenhas
http://edrev.asu.edu/reviews
/revp18.htm


Links:
http://www.planetaeducacao.com.br/professores/suporteaoprof/pedagogia/teorias00.asp

Página do Planeta Educação com explicações sobre várias teorias pedagógicas.
http://www.funderstanding.com/behaviorism.cfm

Página, em inglês, da Funderstanding, com explicações das teorias da aprendizagem.
http://www.geocities.com/celitaparreiras/cond.htm

Página da professora Maria Celita de Oliveira Parreiras da Universidade de Itaúna sobre "Formação docente e capacitação continuada". Possui explicações sobre algumas teorias da aprendizagem.
http://www.eps.ufsc.br/disserta98/ribeiro/

Contém a dissertação de Cassandra Ribeiro de Oliveira e Silva, "Bases pedagógicas e ergonômicas para concepção e avaliação de produtos educacionais informatizados", apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção do grau de Mestre em Engenharia de Produção em Julho de 1998.

http://psychology.about.com/blsubcog_learn.htm

Página do About.com sobre Psicologia. Possui um ótimo material sobre as principais teorias da aprendizagem.
http://www.gsu.edu/~dschjb/wwwmbti.html

"GSU Master Teacher Program: On Learning Styles", página em inglês sobre os diferentes estilos de aprendizagem.
http://tip.psychology.org/

"Explorations in Learning & Instruction: The Theory Into Practice Database". Página em inglês com resumos das 50 maiores teorias de aprendizado e instrução, além de explicações sobre outros assuntos realcionados ao aprendizado.
http://www.infed.org.uk/thinkers/

"Infed.org, the home of informal education." Página em inglês com resumos das contribuições dos principais pensadores, além de exemplos de seus trabalhos, detalhes da biografia e links para outros websites.

http://www.infed.org/biblio/b-learn.htm

"Infed.org, the home of informal education." Página em inglês sobre aprendizado, que fala, entre outros temas, sobre os modelos de aprendizado.
http://www.emtech.net/learning_theories.htm#Subsumtion1

Material do curso de "Inteligência Artificial e Educação" da professora Heloisa Vieira da Rocha da Unicamp.
http://mathforum.org/mathed/constructivism.html

Página sobre educação matemática, voltada para aplicação do construtivismo na sala de aula. Contém vários artigos e explicações de temas relacionados.
http://www.emtech.net/learning_theories.htm

Página sobre as teorias de aprendizagem, com vários links para cada uma delas.

http://www.nwlink.com/~donclark/hrd/learning/development.htm

"Developing Instruction or Instructional Design". Página em inglês que fala sobre cinco teorias de aprendizagem, entre elas o construtivismo e as condições de aprendizado de Gagné.
http://www.emtech.net/construc.htm

Página sobre o construtivismo e o instrucionismo, com vários links para sites relacionados.
http://userwww.sfsu.edu/~ching/personal/Learning/learn.html

Página sobre a aprendizagem, que fala sobre as principais teóricos e suas teorias.
http://www.trican.com/mcgraw-hill/vanderzanden/links.html

Página que fala sobre as fases do desenvolvimento da aprendizagem da criança, separadas por capítulos, com links e muitas informações.
http://members.tripod.com/lfcamara/mestres.html

"Grandes Mestre - Novas Idéias sobre a Educação: Alguns Educadores que influenciaram a Educação"
http://chd.gse.gmu.edu/immersion/knowledgebase/

Quadro comparativo com va'rios links sobre as teorias de aprendizagem.

Livros e publicações:



EYSENCK, Michael W.;KEANE, Mark T. Cognitive psychology: a student's handbook.United Kingdom: British Library Cataloguing in Publication Data, 1994.
POZO, Juan Ignácio. Teorias Cognitivas da aprendizagem. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
STENBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.
STILLINGS, Neil A. Cognitive Science: an introduction. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology, 1989.
TOVAR, Sônia Maria; ROSA, Marilaine Bauer da Silva Santa.(ORG) Psicologia da aprendizagem. Rio de Janeiro: Agua-Forte, 1990.

LANÇAMENTO DO PROJETO PEDAGÓGICO DA CR21.R.METROPOLITANA VII - PALESTRA: A ESCOLA QUE QUEREMOS realizada em 25jan2008 na CR21RMVII_BELFORD ROXO








Quer saber mais????

Entre em contato!!!!


orientandoquemorienta@gmail.com

**********************************************************************************



O que os professores disseram após a palestra...
Esperança de começar o ano com todos na escola: professores que queiram trabalhar.
_________________________________________________________________________


Expectativa!!! De reiniciar 2008 com todos os alunos,
professores funcionários e pessoal de apoio...

_________________________________________________________________________

Realizações:
- Amizade( novas e antigas)
- Compromisso com Deus, comigo e com o próximo.
- Amor incondicional pelo que faço.

_________________________________________________________________________

Graça,

Hoje você falou muito das metas e objetivos que já tracei para o ano de 2008.
A palavra chave que me conduzirá é ousadia, pois muitos são os
desafios lançados. Tenha certeza este ano vou te procurar muito.

Lubia (CIEP 375)

_________________________________________________________________________

Hoje, sinto-me otimista.
Acredito que dias melhores virão. Basta acreditarmos em
nosso potencial e contagiarmos os que estão a nossa volta.
Adorei o encontro!!
Graça e sua equipe, Parabéns!!
Beijos!

Denise
_________________________________________________________________________

Que este ano seja rico em trabalho e realizações, principalmente
que as pessoas estejam abertas para as mudanças que precisam acontecer.

_________________________________________________________________________

Eu adoro o meu trabalho, sempre com grandes desafios no nosso
dia a dia , mais com garra e força de vontade superamos os problemas.
Mais a maior expectativa de tudo será em torno da falta de professor,
peço a Deus que essa situação se resolva o mais rápido possível.
_________________________________________________________________________

2008 começa como uma continuação do trabalho realizado em 2007,
mas com aquele sentimento de melhoria através de objetivos
realizados, que de acordo com o otimismo e determinação que nos
foi passado hoje passamos realmente mudar a situação atual da Educação.
_________________________________________________________________________

Irei continuar o trabalho pedagógico no ano de 2008 com vontade,
emoção e aplicabilidade.
O encontro foi maravilhoso e motivador.
_________________________________________________________________________

Paixão 2008...
Paciência, fé, força, coragem, vitória, futuro,
otimismo, família, espiritualidade, trabalho.
Marta
CE Sargento Wolff
________________________________________________________________________

2008
Ano novo, novas perspectivas!

Ainda não sei como, mas sei que este ano deverá ser de grandes mudanças.
No que depender de mim, estou disposta a enfrentar os desafios e correr os riscos sei que a capacidade e a competência não tenho, mas tenho a persistência e a garra para aprender.
Conto com a ajuda e o incentivo de todos, juntos poderemos fazer a escola que queremos.

Eunice
CE Sargento Wolff
_________________________________________________________________________

Como é bom saber que existem pessoas preocupadas e comprometidas
com a educação com eu. Meu pedido ao senhor têm sido que Ele me ensine a compartilhar
tudo o que ele faz nascer e em meu coração: meu amor pelo meu trabalho e desejo em ver
um dia meus alunos conquistando o mundo.
Sei que pode parecer sonho, mas eu acredito que posso transformar, com minha equipe pedagógica, muitas vidas, dando a cada aluno matriculado
em minha escola o direito de sonhar e conquistar desejos.
Auxiliar e ser facilitadora de conquistas pessoais.Avalio este encontro
como MOTIVADOR e deixo para reflexão a palavra CATIVAR;
Saio hoje motivada e muito ansiosa e vou cativar em meus colegas
o desejo de trabalhar cada vez melhor por
uma educação de qualidade e luta pela escola que queremos.

Jaciara Ana/ Galilei Galileu


O encontro foi válido e é sempre preciso ter contato com quem
nos enche de expectativas e motivação, visto que dentro da U.E. a maioria das vezes só nos deparamos com a turma do contra. Mas já tiro de letra ,
toda essa “gente” que é gente como a gente e que apenas ainda não despertou para a vida e principalmente para o seu papel, que é de suma importância.
Protagonista da educação.

Ana Lúcia de Souza Gomes
CIEP Brizolão 376- Cláudio Coutinho
_________________________________________________________________________

Romano Guardini, grande pensador alemão, afirma que “na iminência de um grande amor, tudo se torna acontecimento no seu âmbito” ( Ia escrever ânimo; talvez, porque o amor anima a alma). No evangelho segundo São Mateus, há
o seguinte versículo: ‘ até o fio dos cabelos de sua cabeça estão todos contados”.
Como afirmou a professora Graça precisamos de certezas.
Na minha vida, a certeza de que sou feita por um outro
a cada instante me impulsiona a amar o meu ambiente- o lugar onde estou. Conto os dias para encontrar os meus professores de ensino Religioso.
Conto os dia para encontrar meus novos alunos , porque ainda estou na sala de aula também . Espero por eles como espero por Aquele que veio e
vem instante por instante, ao nosso encontro, de
tantas e diferentes formas e rostos.
O encontro ,aqui, foi vigoroso, provocante. Cheio de
perguntas- tudo o que se precisa para que a vida seja plena.
Suscitar o desejo de beleza, mas não uma beleza
qualquer, é uma forma de começar o trabalho deste ano.
Parabéns a vocês e contem comigo!
Com afeto,
Valéria (SEEDUC)
_________________________________________________________________________

A garra e meus sonhos continuam os mesmos, pois persisto em buscá-los cada vez mais.
Paixão é intensa e avassaladora, mas também termina com
a mesma intensidade, portanto, é melhor continuar
com o amor sincero, puro e quem sabe duradouro.
Que a paz e o respeito estejam presentes em 2008.
Sueli Maria ( C.P.)
______________________________________________________________________

Como estou neste momento?
Por incrível que possa parecer, após 30 anos de escola; me sinto com o coração acelerado, ansiosa e cheia de esperança e confiante que este ano de 2008
tudo será diferente. A fala da Valéria funcionou como
um tônico fortalecedor a paixão a “tesão” da Graça e reativando a nossa.
Que Deus possa manter viva esta energia positiva que hoje reinou entre nós.

Parabéns para todos!
Abraços
Carinhoso e cheio de esperanças
Marisa Déia Laport (CBNA)


______________________________________________________________________

Para mim, não houve início, porque ainda não parei. Mas, isso não impede que eu continue sonhando e lutando com toda nossa equipe para transformar os sonhos em realidade e a realidade em vitória coletiva, onde todos nós: direção equipe pedagógica, professores e alunos, apoio, comunidade e amigos da escola seremos os autores da nossa própria escola!
Jandira
______________________________________________________________________

Mudança!
Com esta palavra quero fazê-las entender o que pretendo, pois insatisfeita quero (ou desejo!) dar minha contribuição para transformarmos nossa escola.
Essa 1ª reunião que assisto, pois o cargo é novo para mim,
me esclareceu pontos duvidosos, mas que acima de tudo
pude ver que poderei contar com vocês, o que é ótimo!
______________________________________________________________________


Emoção é a primeira palavra que vem a minha cabeça para definir este encontro.
Houve uma confirmação do meu amor pelo que faço e não consigo me imaginar em outra profissão. E o que planejo para 2008 é tentar
contagiar o maior número de pessoas
Para que sintam o vibrar dessa emoção e juntos
desconstruir e construir “ a escola que queremos”.
Sou uma pessoa feliz!

Obrigada
Márcia Maristela Trigueiro da costa
________________________________________________________________________________________________________

É a minha 1ª reunião como orientadora da escola. A minha expectativa é grande em relação ao trabalho que será realizado este ano. Espero
poder acompanhar e desenvolver os trabalhos propostos.
Este ano, para mim, é um ano de mudanças e novas conquistas.
Fernanda
CE Paulino Barbosa
______________________________________________________________________
Ficamos muitíssimos honrados por termos participados
deste encontro maravilhoso e de grande aproveitamento
diante desta profissão apaixonante que temos.
Carinhosamente.
Eliane e Aparecida
CC Nova Aurora
______________________________________________________________________

Sonho!
Esta é a minha marca!
Adorei o encontro. Principalmente porque aconteceu antes de eu me reencontrar com o grupo. Legal poder sonhar de forma mais organizada, mais direcionada. E não mais” sozinha”.
Este ano poderei organizar melhor e de forma mais segura a
Semana de Planejamento do nosso grupo e com certeza (fazer) desenvolver um trabalho mais consistente, com um “Norte” mais claro.
Que Jesus abençoe nosso caminhar.
______________________________________________________________________
Avaliação

O encontro: objetivo
Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz.
( Gonzaguinha)
O momento: Agradável
O assunto: Apaixonante
______________________________________________________________________


Quando iniciamos um novo ano sempre queremos fazer mais e melhor do que fizemos no ano anterior e, o que não conseguimos nem iniciar, que ficou guardado em uma gaveta, pelo menos será iniciado. Estou bastante animada, cheias de planos, objetivos e metas em relação ao meu trabalho como professora com meus alunos e como Coordenadora Pedagógica em relação á escola. A reunião de hoje, com certeza, foi o sopro para me animar mais ainda e a mão que vai segurar a minha para que eu consiga por em prática os meus sonhos e objetivos da realidade escolar onde trabalho e sentir que terei ajuda para concretizar os projetos escolares desejados.
______________________________________________________________________
Para o ano de 2008 a minha expectativa se resume em algumas palavras:
esperança, perspectiva, fé, humildade, amor, amizade,trabalho, crescimento pessoal,
estudo, responsabilidadr, renovação, buscar...aprender
Principalmente depois desse encontro totalmente motivador.

______________________________________________________________________
Avaliação,
Considerei bom o encontro e a data para que possamos receber os professores com as informações necessários. Espero que todas as informações
importantes para o bom andamento no ano letivo cheguem logo.
Como estou iniciando na Orientação Pedagógica espero cumprir todas as metas.
Kátia (CEGB)

PALESTRA: APRENDIZAGEM COM AFETIVIDADE: UMA INOVAÇÃO AMOROSA




Após a reflexão/palestra baseada na exibição do vídeo


DIVAS NO DIVÃ de Chris Linnares, três perguntas foram feitas para que os professores pudessem refletir sobre eles mesmos.




  1. O que preciso desconstruir em mim para trabalhar com afetividade?
  2. O que preciso construir em mim para me tornar inesquecível (positivamente)?
  3. O que aprendi sobre mim hoje?




***************************************









REFLEXÕES DOS PROFESSORES





1-
O que aprendi sobre mim hoje?





Aprendi que buscar em mim as qualidades e prestar atenção nos meus erros, são coisas importantes para o meu próprio conhecimento...




e, que levará até a mim felicidade.
Confiança naquilo que acredito é essencial para criar pensamentos positivo na busca da perfeição.

O que preciso desconstruir para trabalhar com afetividade?




O medo, pois o medo impede que eu tenha mais confiança.

O que preciso construir em mim para me tornar inesquecível?


Preciso de confiança.


O que aprendi sobre mim hoje?



A ouvir mais e deixar as pessoas falar e pensar o que sente. Ou seja dos sentimentos do que ele aprendeu deste ou daquele assunto (conteúdo). E procurar ser feliz e deixar as pessoas ser feliz e transmitir mais segurança no que estou sentindo.


2-

O que preciso desconstruir para o meu trabalho?


- Falar demais
- Deixar de ficar séria, (fechada).

O que preciso construir em mim, para me tornar inesquecível?



-Ousar as idéias;
- Ouvir mais;
-Criar técnicas;
- Sorrir mais.



O que aprendi sobre mim hoje?


Que preciso mudar os meus parâmetros de “ Essas hienas” faladas de baixa auto estima de não se achar capaz, às vezes vivem me cercando,


mas a partir de hoje quero pôr um fim nelas.
Isso foi o que me chamou atenção hoje e acho que aprendi com essa palestra.

“Desconstruir” O que devo desconstruir?



- Ser muito séria em sala de aula
- Se por mais no nível do aluno

O que preciso desconstruir em mim para me tornar


inesquecível para meus alunos?



Usar métodos não convencionais e mais, agir com meus alunos


com brincadeiras, com emoção. Passar a emoção fazer com que eles


viajem comigo no mundo das letras.




3-
O que aprendi sobre mim hoje?

Eu Angela aprendi muito sobre lidar com as minhas diferenças e mais importante ainda é saber lidar com as diferenças dos outros.
Eu procuro sempre valorizar cada palavra, desenho,


tudo o que os meus alunos fazem

O que preciso desconstruir para trabalhar com mais afetividade?



- A falta de amor
- Falar menos

O que preciso construir em mim para me tornar positivamente?



Preciso abraçar mais o próximo
Preciso dar mas Atenção


4-



O que aprendi sobre mim hoje?



Que sou capaz de melhorar ainda mais minha capacidade de ouvir e atender a necessidade do meu próximo ampliando o poder de troca (como) com as pessoas.




O que preciso desconstruir para trabalhar com afetividade?



Conhecer mais as pessoas para depois organizar a idéia sobre mesmo.




O que preciso construir em mim para me tornar inesquecível?



Ser bem mais companheira


5-
O que aprendi sobre mim hoje?


Que aprender é uma constante em nossas vidas e buscar novos aprendizados depende exclusivamente de nós mesmos.
Que sou importante para mim, depois para os outros.
acertar conquistando meus sonhos concretizando meus projetos de vida.
Que deixo muitas atitudes para outro dia e percebi que é


fundamental tornar real o “não deixe para amanhã!”
Que aprecio a afetividade na minha vida profissional e a pratico. Hoje pude reconhecer isto. Eu os toco pois também amo o que faço!

O que preciso desconstruir para trabalhar com mais afetividade?



Ousar nas idéias criadoras, colocá-las em prática!
Deixar de ser apenas expectadoras.
Ser apenas observadora dos limites do outro.

O que preciso construir em mim para me tornar inesquecível para os meus aluno?



Ter mais coragem de ousar.
Assumir o meu papel como construtora, orientadora, de jovens em crescimento quanto ser humano ou seja “Executar!”
Continuar olhando os meus pacientes no olhar horizontal!

6-



O que aprendi sobre mim hoje?


Aprendi a ter mais confiança em mim mesma, a ousar mais,


e não ter medo de arriscar.


O que preciso desconstruir par trabalhar com mais afetividade?



Parar de usar mais os conteúdos e olhar mais pelos nossos aluno. ( O tempo)


O que preciso construir em mim para me tornar inesquecível


para os meus alunos?



Preciso olhar mais para os meus alunos (prestar mais atenção).



7-




O que aprendi sobre mim hoje?



Tenho que ouvir mais e controlar o medo.

O que preciso construir em mim para me tornar


inesquecível para os meus alunos?



Ouvir mais.

8-



O que aprendi sobre mim hoje?


Aprendi a elogiar mais e me aceitar onde estou, para então acabar com a hiena”laisse faire” que descobrir estar em mim.
Devo então tomar a responsabilidade das situações para mim e não jogar a responsabilidade no outro.

O que preciso desconstruir para trabalhar a afetividade ?



É preciso amar, ouvir, então é necessário sair do patamar de autoridade e ser amiga, conselheira, “mãe” e então professora.

O que preciso construir em mim para me tornar


inesquecível para os meus alunos?



Me tornar igual a eles, pensar como eles pensam para estar bem próxima de seu “mundo” e ajudá-los a construir o conhecimento de maneira prazerosa, na sua linguagem e usando suas experiências.

9-
O que aprendi sobre mim hoje?



A importância que tenho na vida de alguém e como “eu” me amo e não sabia.

O que preciso desconstruir para trabalhar com


mais afetividade?



Tempo

O que preciso construir em mim para me tornar


inesquecível para os meus alunos?



* mais solidária;
* mais amiga;
* mais sincera.

10-

O que aprendi sobre mim hoje ?


Aprendi que tenho muito potencial, que sou capaz de chegar aonde eu quiser e que isto depende somente de mim. Aprendi também que é muito importante ouvir e que somos nós mesmos que fazemos o nosso sucesso. E que é preciso respeitar o aluno como um todo.


O que preciso desconstruir para trabalhar a afetividade?



Ser mais próxima do aluno.


O que preciso construir em mim para me tornar


inesquecível para os meus alunos?



Preciso ter mais ousadia.


11-

Aprendi que sou uma pessoa que possui um grande potencial, mas que precisa desconstruir alguns paradigmas para avançar na arte de ensinar e aprender.
Aprendi o quanto preciso ter ( desenvolver) mais amor para com o próximo, ser mais coerente com as pessoas.
Ser uma pessoa que acredita em si mesma e nos seus sonhos.
Aprendi que o melhor momento de mim mesma é agora.


O que preciso desconstruir para trabalhar com afetividade?



*Ouvir mais falar menos- Ouço muito pouco.
* Ser mais eu- desconstruir a dúvida.


O que preciso construir em mim para me tornar inesquecível


positivamente para meus alunos?



*Ouvi-los mais;
* Ter mais confiança em mim mesma;*


Construir alunos amorosos desenvolvendo amor um para com os outros

12-
O que aprendi sobre mim hoje?



A ouvir mais o “ser estranho” que mora dentro de mim;
Ser mais tolerante comigo e conseqüentemente ser mais


tolerante com os que estão a minha volta;
Ouvir os outros.

O que preciso desconstruir para trabalhar com mais afetividade?



Sentimento de superioridade.

O que preciso construir em mim para me tornar


inesquecível (positivamente) para meu aluno?



Preciso abraçar e ouvir mais;
Procurar conhecer mais profundamente meu aluno.

13-

O que aprendi sobre mim hoje?

Que posso ser muito mais do que sou.
Não posso me limitar as barreiras que a vida impõe que eu mesmo coloco.

O que preciso desconstruir para trabalhar a afetividade?
Diminuir meu orgulho.

O que preciso construir em mim para me tornar inesquecível


para meu aluno (positivamente)?



Aumentar o temperamento da afetividade; ouvir mais, ter mais ousadia.

14-


O que aprendi sobre mim hoje?



- Sorrir mais;
- Ser mais amorosa;
- Que sou capaz;
- Que tenho valor;
- Que sou importante;
- Que devo continuar crescendo na graça e no conhecimento;
- Que tenho potencial,- a ser mais comunicativa e eu amo a educação.
- Que preciso ousar com intrepidez;
- Que vale apenas ser professor; pois tenho privilégio de formar vidas e aprender com essas vidas ser uma diva.


O que preciso desconstruir para trabalhar com mais afetividade?



* O eu (no sentido do orgulho próprio)
* O estar certo (saber tudo)
* A importância do ouvir
* A impulsividade

O que preciso construir em mim para me tornar


inesquecível para os meus alunos?



- O sorriso sincero
- O abraço afetivo
- Falar com olhos verdadeiramente
- Fazê-lo me sentir e senti-lo com o coração
- Compartilhar experiências cotidianas
- A criatividade
- A felicidade na alma
- A auto- estima constantemente


15-
O que eu aprendi hoje?



Ser mais compreensivo, com outras pessoas que demonstre menos capacitados no que diz respeito ao conhecimento.


O que preciso desconstruir para trabalhar com mais afetividade?



Falar menos e ouvir mais.


O que preciso construir em mim para tornar inesquecível para os meus alunos?

Ser amigo dos meus alunos, abraçá-los e elogiá-los.

16-
O que aprendi sobre mim hoje?


Aprendi que somos capazes de fazer muito mais e deixarmos o medo falar mais auto, aprendi que a vida não é tão difícil é só saber viver, aprendi que posso ser melhor do que somos , pois a força que há dentro de


mim precisa ser usada, assim consigo mudar.
Aprendi que na vida podemos fazer grandes coisas


mas temos que ter ciência do que escolhemos.
Com certeza eu aprendi que preciso mudar vários


pontos em minha vida.

O que preciso desconstruir para trabalhar com mais afetividade?



Não deixar os problemas falarem mais auto.

O que preciso construir para me tornar inesquecível?



Ser ousada para vencer os obstáculos que surgem em nossas vidas.

17-
O que aprendi sobre mim hoje?

Hoje pude ampliar um pouco mais minha visão sobre a educação pude avaliar, e confirmar amo alfabetizar, amo a educação.
Aprendi a ouvir mais e falar menos. Permitir ao próximo


um relacionamento mais efetivo, a falar mais.
E mais importante deixar de assistir a vida passar por nós e nos tornar atuante, fazer a nossa história de vida para alcançar a nossa felicidade.


O que preciso desconstruir para trabalhar com mais afetividade?

Permitir o grupo a comunidade oral, momentos de diálogo pois no grupo fazemos indagações que auxiliam muito em nossas construções de aprendizagem.
Relacionamento mais efetivo, mais amor.


Ouvir mais e falar os meus sentimentos ao próximo.

18-
O que aprendi sobre mim hoje?



Aprendi que não tenho participação da parte da afetividade nos relacionamentos pessoais. Tenho participado pouco dos elogios dos


incentivos ao próximo, tanto no meio Educacional no relacionamento.


O que preciso desconstruir para trabalhar conscientemente a afetividade?

É necessário se preocupar menos com a disciplina no


ambiente Educacional- sala de aula.



O que preciso construir em mim para me tornar


inesquecível positivamente para os meus alunos?



É necessário ter uma aproximação maior com os alunos


do lado pessoal, ter maior
afetividade. Ouvir mais a respeito das outras pessoas.

19-
O que aprendi sobre mim hoje?

Eu aprendi que eu continuo disposta aprender, a descobrir e que é muito importante ter a oportunidade de interagir com meus colegas de trabalho, que continuo gostando de conhecer pessoas novas e que


tudo que cada pessoa que passa em meu caminho faz e


fala é mais importante pra meu desenvolvimento profissional e pessoal.
Aprendi que sou gente pra caramba, que me amo cada dia mais, por isso, amo as outras pessoas. E que as pessoas me vêem como eu quero ser vista.
Aprendi que sou muito, muito, muito feliz porque amo tudo que tenho e faço.

O que preciso desconstruir para trabalhar com mais afetividade?

Eu já pratico a afetividade, gostaria de poder fugir mais das cobranças ( provas, testes, quantitativo), mas infelizmente sou escrava do sistema.

O que preciso construir em mim para me tornar


positivamente inesquecível para meus alunos?



Já faço tudo para isso e ouço deles sempre que jamais me esquecerão porque transmito segurança, alegria, paz coragem, amor


pelo que faço e pelos meus alunos.

20-
O que aprendi sobre mim hoje?




Que a cada instante da vida pode e deve ficar mais bela. Devo conhecer ao meu redor, pois é neste espaço que irei desenvolver


meu afeto tanto interior quanto exterior.


O que preciso...




Amar a cada instante o meu próximo. Criar uma relação


de esperança em capacidade de aprender e quere mais.


O que preciso construir...


Uma linguagem própria a sua idade, criar atenções para
eles se aproximarem de uma pessoa que eles estão conhecendo.